Ludwig van BEETHOVEN – O mundo celebra seus 250 anos
por: Luiz Gândara
Ludwig van BEETHOVEN – O mundo celebra seus 250 anos
17 de Dezembro de 1770 – 26 de Março de 1827 (Viena)
O Mestre Beethoven nasceu em Bonn cidade alemã no Vale do Reno, próxima a Colônia (Köln) em 16 de dezembro de 1770, mas foi batizado somente no dia seguinte, daí seu aniversário ser comemorado nesta data.
Beethoven viveu uma das épocas mais complexas e conturbados da história da humanidade a era das revoluções e das lutas nacionais o período de vida de Beethoven de 1770 a 1827 abarca 57 anos sobre os quais a personalidade absorvente de Napoleão a quem o músico de bom admira odeia exalta e lastima numa complicada mistura de sentimentos. A ele havia dedicado sua 3º Sinfonia que denominou “Bonaparte”, mas ao saber que ele se autoproclamou Imperador da França, o compositor furioso rasurou a dedicatória e a chamou de “Heroica” composta para celebrar a memória de um grande homem.
A sua monumental obra mudou definitivamente o universo da composição. Ele foi essencialmente pianístico, mas escreveu Sinfonias, Aberturas, Bailados, Danças, Marchas militares, concertos para piano e orquestra, Fantasias, entre tantas, mas um único Concerto para Violino (em ré maior. Op. 61 – 1806) de difícil execução que se tornou uma referência.
Das suas nove Sinfonias (magistrais) as duas últimas ele compôs já completamente surdo. O grande destaque é a Nona Sinfonia baseada no livreto “Ode a Alegria” de Johann Christoph von Schiller e que denomina o 4º e último movimento.
Beethoven terá dito que "não há nada mais belo do que distribuir a felicidade a muitas pessoas." Um propósito tornado real através da sua música, afirmou o presidente do Parlamento Europeu. David Sassoli sublinhou que a música e paixão do compositor simbolizam os valores da Europa, a solidariedade, a paz e a liberdade. É por isso que Hino à Alegria da Nona Sinfonia de Beethoven foi adotado como o hino da União Europeia.
Assista: 250 anos do nascimento de Beethoven