Ludwig van BEETHOVEN – O mundo celebra seus 250 anos

por: Luiz Gândara

Ludwig van BEETHOVEN – O mundo celebra seus 250 anos 
17 de Dezembro de 1770 – 26 de Março de 1827 (Viena)

O Mestre Beethoven nasceu em Bonn cidade alemã no Vale do Reno, próxima a Colônia (Köln) em 16 de dezembro de 1770, mas foi batizado somente no dia seguinte, daí seu aniversário ser comemorado nesta data. 
Beethoven viveu uma das épocas mais complexas e conturbados da história da humanidade a era das revoluções e das lutas nacionais o período de vida de Beethoven de 1770 a 1827 abarca 57 anos sobre os quais a personalidade absorvente de Napoleão a quem o músico de bom admira odeia exalta e lastima numa complicada mistura de sentimentos. A ele havia dedicado sua 3º Sinfonia que denominou “Bonaparte”, mas ao saber que ele se autoproclamou Imperador da França, o compositor furioso rasurou a dedicatória e a chamou de “Heroica” composta para celebrar a memória de um grande homem.
A sua monumental obra mudou definitivamente o universo da composição. Ele foi essencialmente pianístico, mas escreveu Sinfonias, Aberturas, Bailados, Danças, Marchas militares, concertos para piano e orquestra, Fantasias, entre tantas, mas um único Concerto para Violino (em ré maior. Op. 61 – 1806) de difícil execução que se tornou uma referência. 
Das suas nove Sinfonias (magistrais) as duas últimas ele compôs já completamente surdo. O grande destaque é a Nona Sinfonia baseada no livreto “Ode a Alegria” de Johann Christoph von Schiller e que denomina o 4º e último movimento. 
Beethoven terá dito que "não há nada mais belo do que distribuir a felicidade a muitas pessoas." Um propósito tornado real através da sua música, afirmou o presidente do Parlamento Europeu. David Sassoli sublinhou que a música e paixão do compositor simbolizam os valores da Europa, a solidariedade, a paz e a liberdade. É por isso que Hino à Alegria da Nona Sinfonia de Beethoven foi adotado como o hino da União Europeia.

 

Assista: 250 anos do nascimento de Beethoven

Imagem da Galeria Beethoven retrato feito pelo pintor alemão Karl Stieler - imagem oficial do músico
Imagem da Galeria Estátua de Beethoven na praça Münsterplatz em Bonn Alemanha
Imagem da Galeria Quadro de Beethoven pintado por Ferdinand Schimon 1819
Imagem da Galeria Capa da Nona Sinfonia
Imagem da Galeria Johann Christoph von Schiller, autor do libreto "Ode a Alegria"
Imagem da Galeria Máscara mortuária de Beethoven feita por Franz Klein a partir da qual modelou posteriormente o rosto do busto do músico em Bonn