Maestro Aquilis

Aquillis Skupien Monteiro é graduado bacharel em música, com habilitação em Canto e Regência Coral, pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL -SP). Está cursando a Pós-Graduação em Regência Coral pela FACUMINAS -MG e também cursando Licenciatura em Artes Visuais pela UNITAU-SP. Seu primeiro professor de Curso Livre de Música (canto e piano), de 2004 a 2006, foi o Maestro Fabiano Toste. Frequentou o Conservatório Maestro Fêgo Camargo sendo aluno de canto da soprano Ludmila de Carvalho e depois do Maestro Walter Chamun. Desde o ano de 2015 até o presente momento, é aluno da soprano Leda Monteiro. Dentre os cursos de especialização na área de educação musical, destacam-se os cursos de Regência pró-bandas de Tatuí e a Semana da Voz no Conservatório Maestro Fêgo Camargo, ministrado pelo tenor Lenine Santos. Participou dos Masterclasses da soprano Martha Herr e do tenor Benito Maresca e do Curso Módulo 1 do Performer Ópera com a mezzo-soprano Cristiane Bello Cuse.
Foi estagiário em Regência Coral no projeto PROMUS (coral infantil) da Universidade Cruzeiro do Sul. Em 2016, participou dos Cursos de férias da Escola Municipal de Música de São Paulo. Foi convidado para ministrar a Oficina de Canto do Festival de Inverno de Itapecerica-MG nos anos de 2011/2012. Em 2014, foi professor substituto de Canto Lírico no Conservatório Maestro Fêgo Camargo, em Taubaté-SP. Foi Maestro do Coral Oficial do Santuário Nacional de Aparecida-SP de abril de 2015 até maio 2020. Participou do Primeiro Studium de Música Sacra realizado na PUC-Campinas-SP, no mês de julho de 2017, que foi ministrado pelo organista titular adjunto da Basílica Papal de São Pedro no Vaticano, Josep Solé Coll e pelo Maestro da Capela Sistina, Monsenhor Marcos Pavan. Regeu o coro das 300 vozes na missa dos 300 anos na Festa da Padroeira do Santuário Nacional de Aparecida. Participou de diversos concertos da Série In Concert, produzido pela soprano Leda Monteiro durante os anos de 2017, 2018 e 2019. Fez parte da banca examinadora para a contratação de Professor Titular de Canto Lírico do Conservatório Maestro Fêgo Camargo, em 2018. Cantou com a soprano Leda Monteiro, no SESC Florêncio de Abreu (Metrô São Bento – São Paulo-SP) obras do compositor Verdi, em dezembro de 2018.
Participou do Congresso de Música Sacra com o Compositor e Maestro do Coro da Diocese de Roma no Vaticano, Monsenhor Marco Frisina, em março de 2019. Também em março de 2019, Maestro Aquillis Skupien regeu o Coro do Santuário Nacional de Aparecida na missa celebrada e presidida pelo Monsenhor Marco Frisina.
Desde abril de 2019, até o presente momento, Maestro Aquillis Skupien criou e dirige o Madrigal do Vale do Paraíba (MADRIVALE), que executa obras à capella do repertório Renascentista Europeu e Sacro Paulista.
No dia 22 de setembro de 2019, o Coral do Santuário Nacional de Aparecida cantou na missa da comemoração dos 70 anos do Cardeal Dom Odilo Scherer, na Catedral da Sé, em São Paulo-SP, sob regência do Maestro Aquillis Skupien.