Espetáculo “Medeia em Faces"
Baseado em “Medeia”, tragédia grega de Eurípides (431 a.C.), e em livre adaptação do dramaturgo Alberto Santiago, o projeto “Medeia em Faces” nasceu em 2012, do sonho do ator pindamonhangabense Mauro Morais.
Amor, Loucura, Ciúme, Identidade, Alteridade. Medeia!
Quando pensamos em Medeia, do trágico grego Eurípides, fica difícil conceber uma adaptação capaz de conservar a força da personagem-título. Mas o fato é que medeia escrita por Alberto Santiago, além de conservar a força da heroína, apropria-se do mito e da realidade atual. Dirigido por Wesley Peterson da Silva, e em cartaz na Internet. Isso mesmo na ‘internet’.
Para prestigiar este espetáculo e conhecer um pouco mais desta história não precisa sair de casa. A CIA de Teatro Variante, do Instituto IA3.ORG (Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Humano a Artes e Aprendizagem), nos presenteia com uma versão contemporânea em Medeia em Faces. O espetáculo está em cartaz na internet sendo transmitido ao vivo, os ingressos são gratuitos basta se inscrever no link abaixo. Para o grupo a plateia virtual é uma experiência fantástica, pois pode haver público de todo país ou mundo.
A montagem transporta os personagens principais da tragédia original para o universo de uma estação de trem em Pindamonhangaba. A trama acontece mesclando fatos da realidade com situações do texto original, para os atores a experiência e muito nova, e está sendo muito positiva a ação, dando margem a uma nova investigação teatral. O elenco fala na reportagem sobre o espetáculo e também sobre os reflexos da pandemia nas apresentações e analisam a diferença de quando apresentavam para um público e agora para uma lente.
Confira agora os depoimentos da CIA de Teatro Variante.
Acesse aqui para os ingressos
Sobre o projeto Medéia em Faces
Baseado em “Medeia”, tragédia grega de Eurípides (431 a.C.), e em livre adaptação do dramaturgo Alberto Santiago, o projeto “Medeia em Faces” nasceu em 2012, do sonho do ator pindamonhangabense Mauro Morais. Desde 2018 apoiado pelo Instituto IA3.ORG, por meio do Projeto Atores Sociais, a iniciativa tem como proposta contribuir para a formação cultural universal de alunos do ensino médio, educadores e público em geral, enfatizando a associação do mito à realidade atual nas relações familiares, despertando a visão humana à figura idealizada da mulher, mãe. Nos últimos anos, o projeto conquistou diversos prêmios, como no 6º Festemec (Mogi das Cruzes) e no 2º Festita (Itapeva) – ambos no estado de São Paulo.
Sobre o IA3
O IA3.ORG – Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Humano, a Artes e Aprendizagem – foi constituído em 15 de maio de 2008, caracterizando-se como uma associação sem fins lucrativos de iniciativa privada com independência administrativa e financeira. Com sede no bairro Feital, em Pindamonhangaba (SP), o IA3.ORG tem como missão contribuir para a formação integral de adolescentes através de atividades educacionais, culturais, esportivas e qualificação profissional, como alternativa de inclusão social, combate à pobreza e emancipação daqueles em situação de vulnerabilidade social. Em seus 12 anos de atuação no município, são cerca de 4 mil atendidos por meio de múltiplos projetos mantidos pela instituição, como projetos dos Programas Educação para o Trabalho, Incentivo à Cultura e Socialização e Educação e Conscientização Ambiental.
INFORMAÇÕES:
Gênero: Tragédia
Classificação: 16 anos.
Duração da Peça: 60 minutos.
Duração da Discussão: Até 30 minutos
Horários: Sábados e Domingo às 20h.
Todas as apresentações são gratuitas e online