Possibilidades Pedagógicas - Artes visuais e Música

 

EDUCAÇÃO MUSICAL 

JAQUELINE BIGATON PORTO

 

Pós- graduada em Psicopedagogia e Psicomotricidade –
do diagnóstico à intervenção (UNISAL); pós-graduanda em Musicoterapia (FACEC);
graduada em Educação Artística, Especialização em Música (FASC).

 

Sobre o módulo

O encontro tem o propósito de fornecer elementos de referência e diálogo na importância da música na sala de aula, e fornecer elementos, recursos e instrumentos para um trabalho de ensino com conceituações práticas para uma didática na articulação de jogos e brincadeiras.

 

Objetivos

  • Conceitos e fundamentos da Musicalização.
  • Discriminação dos elementos sonoros (SOM / SILÊNCIO) e suas propriedades;
  • O brincar e sua sustentação no ensino e aprendizagem.
  • Explorar jogos, brinquedos e brincadeiras musicais na ensinagem em sala de aula

Conteúdo programático

  • Conceitos e fundamentação teórica do SILÊNCIO (Onomatopeias) e das qualidades do SOM (Intensidade, Altura, Duração, Timbre)
  • Aplicações em sala de aula baseada em metodologias diversas de pedagogos musicais.

 

 

ARTES VISUAIS

DENI DIAS
Artista- Professor, Doutorando e mestre em Artes (UNESP),
Graduado em Artes Visuais e Pedagogia (UNESP),
integrante do grupo de Pesquisa Poéticas Hibridas – Instituto de Artes (UNESP)
e um dos fundadores do Coletivo Arte Mais: criações coletivas.

 

Sobre o módulo

O encontro tem o propósito de fornecer elementos e reflexões prático/teóricos das artes visuais em sala de aula. Sendo as atividades propostas ações propulsoras no âmbito artístico e pedagógico, a fim de estimular e propiciar uma vivência no universo da arte onde o artista – professor apreende na medida em que também cria.

 

Objetivos

  • Explorar matérias e técnicas;
  • Associar conceitos a produções práticas;
  • Conhecer artistas e obras e seus processos de criação e produção;
  • Ampliar as possibilidades e aplicabilidades de atividades em sala de aula.

 

Conteúdo programático

  • A pintura e suas possibilidades plásticas (artistas e obras);
  • Processos e Procedimentos artísticos e pedagógicos;
  • Exploração de matérias e técnicas;
  • Definição de conceitos e suas aplicabilidades na arte e em sala de aula;
  • Identificação e ampliação do processo criativo;

SAIBA MAIS

 

 

 

 

 

 ()*